quinta-feira, 29 de julho de 2010

Deficiências nutricionais e doenças relacionadas

Olá seguidores do imunologando! Já estamos terminando o mês,mas ainda teremos muitos assuntos legais para tratar, essa semana falaremos sobre Deficiências nutricionais.e alguns problemas que elas podem causar.


Animais com deficiência de ferro


Uma das causas mais importantes de doenças e mesmo deformações em neonatos é a deficiência de nutrientes básicos para o desenvolvimento desse feto. A privação de determinados alimentos que contém vitaminas, aminoácidos e íons fundamentais para a composição do organismo representam um grave risco para o neonato e sua mãe, que, durante a gestação, aumenta consideravelmente os constituintes do sangue, o gasto energético, além das necessidades extras, não tão requisitadas anteriormente, como o consumo de ácido fólico, que interfere na divisão celular e transmissão de traços hereditários, na formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.
A primeira relevante função do ácido fólico (também conhecido como vitamina B9) na gestação é a sua ação integrada com a vitamina B12, que auxilia na renovação dos glóbulos vermelhos, que terão sua circulação intensificada, passando pelo organismo materno e do feto. Dessa forma, a ausência de ácido fólico está associada a anemias durante a gestação e futuramente no neonato. Entretanto, durante a primeira fase da gravidez, quando há grandes modificações e desenvolvimento no embrião, o ácido fólico e vitamina B12 podem levar a formação de espinha bífida, uma malformação na coluna vertebral ou defeitos no fechamento do tubo neural, que comprometem as funções neurológicas do feto.



Espinha bífida


A falta de ferro na gestação é fonte de sérias anemias, não apenas nas mães, mas como também nos fetos, que podem nascer com anemia neonatal ferropênica. O neonato pode sofrer com uma diminuição de oxigênio nas células, devido à baixa concentração de hemoglobina no sangue, e nascer com baixo peso e ter dificuldades para chegar ao peso ideal, dificultando o desenvolvimento de seu sistema imunitário, podendo ser gravíssimo para o animal que ainda luta para ter seu sistema imune independente da mãe.



Anemia macrocítica por deficiência de vitaminas(B12 e ácido fólico), imagem de retina



O zinco também é um mineral muito importante para o desenvolvimento animal, e é ainda mais necessário durante a gestação, onde sua absorção e utilização são aumentadas. Ele é requerido na síntese de DNA e RNA, que estão ocorrendo intensamente na gestação e formação do feto, sendo, dessa forma, importante até mesmo na cicatrização de tecidos. O zinco também desempenha importante papel na síntese protéica, tendo papel fundamental no sistema imunológico tanto do feto e neonato quanto no materno. A falta de zinco, para o neonato, pode retardar seu crescimento físico e a maturação do sistema imunológico, podendo tornar o neonato mais suscetível ao ataque de patógenos.


Mas vocês já pensaram como a alimentação pode contribuir ou debilitar o sistema imune?


Deficiência de zinco pode causar hiperqueratose do coxim e nasal.



Podemos afirmar que a função imunológica é seriamente reduzida quando os níveis plasmáticos de zinco estão baixos. Conforme previamente apresentado, o mecanismo de ação da imunoestimulação que o zinco exerce é complexo, embora a estimulação do hormônio do timo ( o qual o zinco é um cofator essencial) pareça ser o mais importante.

O timo é indispensável para diferenciação celular dos timocitos (células T jovens). As células do tecido epitelial secretam os hormônios do timo, influenciando a maturação dos timócitos e a atividade desses hormônios é diretamente dependente de zinco (Sprietsma,1993).

A deficiência de zinco, mesmo temporariamente, pode causar uma troca da principal atividade imune Th1 celular para resposta Th2 humoral, levando ao desenvolvimento negativo de muitas doenças (infecciosas) e, possivelmente, induzindo alergia (alimentar).

A suplementação com zinco pode restaurar as funções das células T, as quais são altamente zinco-dependente e, portanto, prejudicadas quando os níveis de zinco diminuem (Sprietsma a., Sprietsma b., 1993, Sprietsma c., 1994, Sprietsma d., 1994, Sprietsma e., 1988, Sprietsma f., 1993).

Dependendo da concentração, o zinco também protege significativamente as células da necrose e apoptose (Sprietsma a., Sprietsma b., 1994, Sprietsma, 1993, Bashford, 1986), resultado de infecções e outras formas de stress, o que leva a um aumento anormal da liberação de Interleucina 1 (IL1), especialmente quando o zinco está insuficiente (Sprietsma, 1997).

Concluindo o zinco é essencial para a manutenção do sistema imune, especialmente para a função, maturação e diferenciação das células T (Odeh, 1992). A ingestão dietética de zinco aumenta o número de células T circulantes, enquanto que sua deficiência diminui a função dessas células. A deficiência de zinco também causa atrofia do timo e nódulo linfático e pode exercer um efeito prejudicial na replicação celular, todos esses processos estão envolvidos na resposta imonológica.


















Tabela de absorção de zinco no organismo e de sua utilização sistêmica.

Além da deficiência de zinco, há também a deficiência de outras vitaminas que afetam o sistema imunológico direta e indiretamente: a vitamina A, a vitamina C, a vitamina E, selênio e alho por exemplo.

A vitamina A é importante por aumentar a densidade das membranas mucosas. Vamos pensar juntos. Se nossas membranas mucosas estão com uma densidade reduzida, estamos então, mais propensos a desenvolver infecções, já que boca e vias aéreas são áreas de entrada de microorganismos.
Agora pensemos o que acontece com um organismo gravídico. Lembram-se que comentamos como as defesas do organismo de um animal gravidico estão reduzidas para permitir que a gravidez continue? Agora vamos pensar como o organismo estará após uma infecção. Debilitado, com um sistema imunológico fraco, sucetível a infecções oportunistas. O que pode ser mortal para o feto ou neonato.
Além disso, a deficiência de vitamina A pode causar a cegueira noturna. Uma patologia causada pela avitaminose, causando a má formação da retina.
Mas algo mais relacionado com o imunologando e a falta de vitamina A são as hiperplasias e metaplasias, que se disseminam no organismo deficitário de retinol, ou vitamina A.

Monovim A - um remédio que auxilia na reposição de vitamina A para animais com deficiência dessa vitamina, dado sua importância para o sistema imune.

Além da vitamina A, temos a vitamina E e a vitamina C.
A vitamina E e a vitamina C são responsáveis, basicamente, por evitar a peroxidação lipídica, ou seja, evitando a oxidação excessiva de membranas e lipídios no organismo, o que, pode resultar em oclusão de vasos, infarto do miocárdio, etc. Além de lutar contra radicais livres,

Vitaminas E - anti oxidante



Vitamina C - poderoso anti oxidante.


Radicais livres - Destroem as células fazendo que o sistema imune as reconheça como estranhas e as lise, ou destruindo seu DNA, deixando impraticável a vida celular.

O selênio é um composto macromolecular importante para a prevenção cancerígena, como suferem alguns estudos recentes, e para a diminuição da viscosidade sanguínea, dimuindo a quantidade de coágulos e reduzindo chances de infartos ou aneurismas.


É isso pessoal! Semana que vem tem mais, continuamos esperando sugestões de temas e comentários, participem!
Equipe imunologando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário