quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A rubéola

Olá, queridos seguidores do imunologando!

Essa semana pedimos uma "licensa poética" para tratarmos de um assunto que não é necessáriamentecorrelacionado a veterinária, mas nos servirá para fazer uma introdução aos próximos posts. A rubéola não é uma doença tratada por veterinários, mas nos servirá, por ser tão bem estudada pela medicina, para explicarmos a toxoplasmose, a raiva e... epa! não vamos entregar o ouro! Acompanhem os próximos e verão! ;D
A rubéola é uma doença do tipo exantema, ou seja, uma doença que apresenta manchinhas, ou petéquias, vermelhas na pele.

Exantemas característicos de rubéola na pele de uma criança.


Causada por um vírus da família Togaviridae, ou seja, vírus de RNA, a rubéola é uma doença que normalmente não tem muitas consequências, mas se estamos falando de grávidas, neonatos e fetos, as coisas são diferentes.

Vírus da rubéola - tão simples!

Vamos imaginar primeiro um indíviduo sadio e adulto contraindo a rubéola. O que acontece é que o vírus depois de penetrar seu hospedeiro vai diretamente para a faringe e órgãos linfáticos, onde começa a se multiplicar, depois segue para a pele onde começam a aparecer os exantemas.
Esse tipo de infecção viral da rubéola é do tipo aguda, ou seja, há a grande liberação de vírus no organismo que ao ser infectado não apresenta um período de latência. Além disso, são vírus extremamente citopáticos, que apresentam sintomas locais importantes.
Partindo dessa caracterização, vamos entender como o vírus vai atingir o sistema imune. As células alvo após serem penetradas pelo vírus, liberam o Int alfa e beta.
Lembram-se dos interferons? Proteínas produzidas pelo próprio organismo para sinalizar a invasão por organismos estranhos? Esses interferons serão a chave para a resposta imune, que no caso do alfa e beta terão três frentes.
A primeira será sensibilizar as células da periferia da infecção a ativarem o estado anti viral intracelular. Além disso, os Int alfa e beta ativam as células dendríticas e as células NK, sendo que essas últimas podem ser ativadas diretamente pelo INT alfa e beta ou pela interleucina 12 produzida pelas células dendríticas, da mesma forma que as células dendríticas podem ser ativadas pela interleucina gama produzidas pelas NK.
Depois de ativadas, as NK produzirão o interferon gama, responsável pelo recrutamento de macrófagos e neutrófilos, que fagocitarão e limparão o local da infecção.


Como acontece a resposta imunológica no organismo saudável.

Ok, mas o que acontecerá no organismo gravídico?

Nos humanos o vírus da rubéola encontrou uma passagem para o feto – o cordão umbilical.

No organismo gravídico as respostas imunes já estão diminuidas, como já falamos aqui no blog (e mais de uma vez!!!). E no caso de humanos a placenta é permeável para o vírus, que ao chegar ao feto encontra um organismo ainda não de todo forte imunologicamente. Então esse vírus começa a se replicar, imunizando suas imunoglobulinas, que acabam causando um estrago na formação do feto ou neonato. Por exemplo, se o vírus começa a se replicar no sistema nervoso central, as consequências serão hidrocefalia, meningoencefalia, apoplexia, irritabilidade, microencefalia...

Catarata em neonato pode ser consequência de rubéola durante a gravidez.

Mas a rubéola também pode causar: prematuridade, aborto espontâneo, no caso de nascimento o neonato pode apresentar baixo peso.

As manifestações imediatas podem ser oculares ou sistêmicas, sendo que as oculares podem incluir córneas nubladas, cataratas, coriorretinites, retinite pigmentosa, microftalmia.

As sistêmicas vão desde hepatomegalia (aumento no fígado) até icterícia, passando por dilatação do baço e problemas cardiovasculares.

Bom, colegas, é isso por hoje! Esperamos que vocês tenham gostado e aprendido como o corpo se defende de infecções virais! Próximo tema teremos Toxoplasmose e retomaremos a nossa visão veterinária da imunologia!
Esperamos que vcs tenham gostado!

Comentem, dêem sugestões e até a próxima!

Equipe Imunologando.


obs) pedimos desculpas pela edição de texto desse blog, mas o blogger pirou! =)

2 comentários: