sábado, 21 de agosto de 2010

Saúde do sistema imune

Depois de muitas semanas aprendendo sobre imunologia de fetos e neonatos, chegamos ao nosso último post.

Para terminar, preparamos umas dicas bem legais pra manter o sistema imune do seu bichinho saudável seja ele filhote ou não, e uma seção pra você se cuidar também pra que vocês possam curtir muitos momentos juntos, felizes e saudáveis.

Já falamos da importância da alimentação no desenvolvimento do feto, e essa deve ser uma preocupação para depois que ele crescer também. A escolha da ração adequada deve ser acompanhada por um médico veterinário, assim como o uso de vitaminas e outros componentes para complementar a dieta dele.

No mercado existem várias rações separadas de acordo com tamanho do animal, idade, raça, problemas alérgicos, peso, tipo de pelagem etc. Além de observar essas características, a qualidade dos ingredientes também deve ser confiável, para que os resultados esperados condigam com os descritos na embalagem. Cada fase da vida do animal requer maiores concentrações de ingredientes diferentes, levando em consideração o estado clínico do animal.

Existem algumas outras classificações gerais das rações:
Rações “de Combate”: tem preço baixo e qualidade menor ainda.
Rações “Standard”: o preço é um pouco maior, porém a qualidade ainda é baixa.
Rações “Comerciais”: atraem os proprietários pelas propagandas e embalagens coloridas, têm deficiência na qualidade dos ingredientes.
Rações Premium: são rações de qualidade e com preço acessível, porém não previne tártaros e doenças que podem ser prevenidas com alimentação adequada.
Rações High-Premium, Premium Plus ou Premium Especial: são rações Premium melhoradas, atuam na digestão, nos dentes, articulações, prevenindo doenças.
Rações Super Premium:são rações de primeira linha e são as que suprem melhor as necessidades dos animais, porém tem alto custo.

Agora que você já sabe como escolher a ração do seu melhor amigo, não pode esquecer de observar o que anda comendo. A nova pirâmide alimentar pode te ajudar:






Os animais, assim como nós precisam de atividade física, se você está numa fase sedentária que tal arrumar um tempinho pra vocês passarem juntos e ainda se exercitando?
Se você mora em apartamento, seu bichinho precisa sair para passear, se mora em casa e ele tem espaço, você pode brincar com ele em casa mesmo.
Para minimizar o estresse atividades físicas são aconselhadas. Assim, os dois ficaram mais tranqüilos e terão um sistema imune mais eficiente.








O estresse é um fator importante que altera o funcionamento do sistema imune. Ele pode ser físico: correr, subir escadas ou até mudanças de temperatura, ou psicológico: brigas, preocupações, ansiedade e também atinge seu animal. As infecções podem também ser consideradas como um tipo de estresse.

Patógenos ao infectarem o organismo promovem a liberação de citocinas por macrófagos e leucócitos na fagocitose. As citocinas são imprtantes moduladores celuares, ou seja, influenciam na ação da célula que a secretou ou de outras. Elas atuam em reações inflamatórias e citotóxicas e quando em excesso prejudicam o organismo pois estão envolvidas em lesões.

Essas situações causam reações hormonais que se iniciam lá no hipotálamo na porção simpática do sistema nervoso autônomo alterando a produção e liberação de hormônios que vão conduzir determinado respostas celulares.




Gatos também adoram brincar

Nenhum comentário:

Postar um comentário