quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A toxoplasmose

Bom dia, seguidores do imunologando! Hoje entramos na reta final dos nossos posts, já que, felizmente para alguns e infelizmente para a equipe, o semestre acaba em setembro! =(
Bom, então vamos aproveitar nosso post.
Hoje falaremos sobre a toxoplasmose, doença causada por um protozoário chamado Taxoplasma gongii e que pode se manifestar tanto em humanos, quanto caprinos, suínos, aves, felinos, cachorros e até, acreditem ou não, porquinhos da índia!
O protozoário Taxoplasma gongii possui três formas distintas, como a maioria dos protozoários parasitas. A primeira, oocisto é a fase em que o protozoário está no ambiente, protegido das intepéres ambientais (variação de PH, acidez do meio, condições ideias de vida). Depois de ingerido pelo felídeo, a acidez estomacal dissolve a cápsula do oocisto, o que é bom para o protozoário, que poderá penetrar células do intestino. Nesse momento em que ele se liberta do cisto, dá origem aos bradizóitos que se reproduzirão assexuadamente e que depois darão origem as linhas sexuadas, os taquizoítos, que se reproduzirão dando origem aos oocistos e começando o ciclo novamente.
A infecção pode ocorrer através dos nossos lindos gatinhos que temos em casa, mais precisamente pelo contato com suas fezes contamina


das, água ,alimento ou mão. Também pode ser transmitidas por carne mal cozida que tenha cistos de taxoplasma, pela placenta ou até inalação de oocistos esporulados, que são os cistos produzidos por reprodução sexuada.

Mas como eles se reproduzem nos mamíferos, espeficificamente?
Ao penetrarem no organismo eles se direcionam ao epitélio intestinal onde se reproduzirão de forma assexuada e posteriormente de forma sexuada. Entre um e cinco dias é o tempo necessário para que os oocistos se tornem esporulados e assim desenvolvam as características infecciosas e para que possam resistir por meses no ambiente. Ele também é resistente a desinfetantes, congelamento e secagem.

Na mucosa intestinal ele se reproduz rapidamente e após várias divisões sucessivas origina os merozoitos, que vão infectar outras células, inclusive macrófagos. É por meio delas que o taxoplasma alcança os gânglios linfáticos regionais e pela sua irrigação causa parasitemia (multiplicação do agente no sangue circulante), direcionado o microorganismo para as áreas de células nervosas, musculatura estriada cardíaca e esquelética e sistema nervoso.

Figura detalhada de como a toxoplasmose age no organismo.

Como resposta imunológica há aumento no número de IgM relacionada a imunidade imediata e logo em seguida a imunidade retardada promovida por células do sistema retículo endotelial, que se acontecer de forma eficiente acarretará na destruição do microorganismo.

Pode ocorrer também de o animal afetado não manifestar nenhum sintoma da doença, se tornando um portador assintomático, mesmo assim há multiplicação dos cistos intracelularmente, o que mantém o estímulo do antígeno. Se houver algum tipo de agente que promova a liberação dos cistos (medicação imunossupressora ou doenças intercorrentes) do interior da célula, a doença pode se manifestar.

Aqui vemos como fazer exames específicos para toxoplasmose, que células do sistema imune são indicativas dessa infecção.

Já vimos doenças congênitas em posts anteriores, e a toxoplasmose é outro exemplo delas, que pode gerar: conjuntivite, microftalmia, uveite, hemorragias retinianas, opacificação dos meios líquidos do olho, retinocoroidite.

Como a toxoplasmose pode atingir fetos humanos.

No cão a doença se manifesta de modo semelhante a cinomose: transtornos gástricos, cerebrais e pneumônicos; e os cães jovens (entre 2 meses e 2 anos), são também mais susceptíveis de adoecerem de forma aguda, diferentemente dos animais mais velhos, nos quais , tem caráter prevalentemente crônico.

Para leitões as manifestações são: eczema de pele, vertigens, debilidade, dispnéia,tremores musculares e tumefações testiculares, assim como febre alta com pneumonia, enterites e nefrites, suínos normalmente apresentam a doença de forma latente.

Em gado também é comum a forma latente, às vezes observa-se: apresentando-se febre, com respiração acelerada e dispnéia, tosse, rangidos de dentes, inapetência ou decúbitos permanentes.

Os gatos têm os seguintes sintomas: além da febre, tosse, tumefações ganglionares e mesmo encefalites, os intestinos apresentam-se ulcerados e necróticos, e nos pulmões são encontrados nódulos que podem ter o tamanho de um verme.

Lebres e coelhos também são susceptíveis e apresentam: apatia, possibilitando a capturara com facilidade. Nestes, em caso da doença generalizada, os gânglios linfáticos apresentam-se tumefeitos, assim como o baço; pulmões edematosos e hiperê-micos, e o fígado semeado por focos necróticos.

A doença também acomete as aves, que manifestam: alterações observáveis no sistema nervoso central: estupor, apatia e permanente isolamento de suas companheiras, além de debilidade, movimentos retrógrados (andar para traz) ou circulares, transtornos do equilíbrio, contraturas musculares espasmódicas, cãibras, e tombos ao tentarem se locomover, demonstrando encefalite. Aliam-se ainda sintomas de gastroenterite, com diarréia, e mais tarde miocardite e corioretinite. Pelo fato de existirem nesses casos, pseudo-cistos nos ovários, há a possibilidade da passagem do parasita aos ovos das aves.

Em humanos não há necessidade de tratamento, a não ser no caso de gravidez.

2 comentários:

  1. Mtooooo beem , ótimo e obg por esclareçer ;)

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite, resolvi entrar em contato porque estou com uma duvida e não consegui achar nada que sanasse a minha duvida
    Eu achei um porquinho da índia, fiquei com dó e peguei para cuidar, ele esta com um machucado no focinho uma ferida, parece um queimado um esfolado, na minha cidade só há um veterinário que atende esse tipo de animal, mas a minha consulta com ele me deixou confusa e assustada, pois o porquinho eu dei de presente para meu neto de 3 anos, e o veterinário me alertou sobre a possibilidade de meu porquinho da índia estar com toxoplasmose e se essa suspeita se confirmar depois de um tempo tratando essa ferida cogitou ate a ideia de sacrifício, pesquisei muito na internet mais não tem nada especificando a doença em porquinhos da índia, o meu porquinho também esta com um tipo de sarna na orelha e entre os dedinhos...essa ferida do nariz não pode ser da sarna? como faço para saber se ele tem ou não toxoplasmose? se tiver que risco oferece para nossa família?

    ResponderExcluir