quinta-feira, 13 de maio de 2010

Uma introdução ao tema.

Para falarmos de imunologia, temos que começar fazendo uma breve introdução ao sistema imune e conceituarmos a própria imunologia.
A imunologia é a área de estudo do sistema imune, que é o sistema responsável por mecanismos de defesa de um organismo que, através de complexas relações, garante a sobrevivência do ser vivo.
Os grandes surtos de doenças sempre mataram milhões de pessoas, mas sempre há aquelas que sobrevivem. E foi por meio da observação desses indíviduos e pela criação de perguntas que, no século XII, se descobriu a inoculação como método paliativo para redução da mortalidade. A vacinação surgiu mais tarde no combate a varíola, utilizando a forma que afeta os bovinos para ser aplicada em seres humanos com objetivo de reduzir os riscos de que eles desenvolvessem a doença gravemente.
A partir disso, foram descobertas as várias barreiras para defesa do organismo,começando pelas físicas, que ao serem danificadas possuem meios de cicatrização. Processos de autolimpeza: tosse, espirro, muco, vômito, diarréia, fluxo urinário...

Tosse - um mecanismo do organismo de efetuar auto limpeza.

E se, mesmo com todos esses processos o corpo estranho conseguir ultrapassar a barreira física, o invasor deve vencer os mecanismos de defesa responsivos, que são regiões focadas em determinadas áreas para potencializar por algum tempo as defesas locais, que se manifestam na forma de inflamação.
Inflamação esta que produz aumento do fluxo sanguíneo para que haja mais neutrófilos e monócitos capazes de eliminar o agente invasor.

Monócito: exemplo de célula do sistema imune presente em uma inflamação.

Tais meios de defesa de doenças são importantes para o corpo, porém não podem apenas combatê-las, devem aprender uma maneira mais eficiente de atacar os mesmos microorganismos poupando tempo e células de defesa, o que corresponde à imunidade específica.
O sistema imune é, portanto muito mais complexo do que as respostas imediatas dadas ao organismo, deve funcionar como defesa definitiva do corpo. Nesse caso, começamos a entender o problema que doenças auto-imunes causam, comprometendo a eficiência do processo final. Além disso, para que o sistema imune funcione com a máxima eficácia, ele deve estar saudável e completamente formado, caso contrário suas barreiras ficam prejudicadas. Faixa etária, espécie, sexo e outros fatores, períodos de vida ou grupos específicos, tudo isso também influencia na resposta imune.

Mas, afinal, como esse sistema imune aparece? Sabemos que adiquirimos imunidade através do leite materno. Mas como isso se processa? Será que se processa da mesma forma em todos os animais? E nos animais de produção, com reduzido tempo de amamentação? E galinhas?
Todas essas dúvidas serão tratadas, mesmo que rapidamente, aqui no blog Imunologando.
Deixem seus comentários, dúvidas e sugestões de temas também!

5 comentários:

  1. Adorei as figuras! O post ficou muito bem escrito tb! =]
    Espero o próx post!

    ResponderExcluir
  2. Tá bem escrito mesmo (:
    E vocês pegaram um tema muito bom! Seria legal também discutir que doenças são transmitidas pela mãe e explicar porque o útero gravídico não é capaz de repelir infecções e evitar a consequente transmissão ao filhote.
    Salvo nos favoritos :D

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelos elogios, Samara e Clarissa!
    Quanto as sugestões, já estamos trabalhando nesses assuntos, quem sabe serão os próximos a serem abordados?
    Semana que vem teremos mais!

    ResponderExcluir
  4. Amei o primeiro post... devo dizer que sempre acompanharei o blog... muito bom mesmo... gostei da maneira que vcs abordam o assunto, dos questionamentos, e logicamente das figuras... que deixam um assunto serio mais descontraido e facil de ler e interpretar... continuem assim... e como a clarissa falou... salvo nos meus favoritos..

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Thami! Ralamos muito aqui na redação do imunologando - risos!
    E lembrem-se que o site é atualizado semanalmente, sempre as quintas feiras!
    Beijinhos

    ResponderExcluir